sábado, 28 de maio de 2011

aspectos das cores

site original 
 http://www.curycamargo.com.br

 Os vários aspectos da cor contêm combinações de cores que existem em harmonia uns com os outros e estão em equilíbrio espectral. Equilíbrio espectral ocorre dentro do olho, como milhares de ondas electromagnéticas de energia magnética de diferentes comprimentos que saltam fora (ou são absorvidos por) componentes químicos de qualquer objeto. As ondas de luz refletem vermelho, amarelo e azul, e os cones e bastonetes na retina do olho simultâneamente misturam e classificam estas cores refletidas em milhares de matizes e tonalidades, que trabalham para oferecer infinitas possibilidades  para o uso de cores específicas.
A cor é ao mesmo tempo simples e complexa. Significa coisas diferentes para pessoas diferentes em culturas diferentes. Nenhuma cor é vista da mesma forma por duas pessoas. A cor é pessoal e universal, enviando mensagens cheias de infinitas variações.
Cores Quentes referem-se à saturação total do vermelho  na roda de  cores ,  é  o   mais forte do vermelho.
Cores quentes projetam exterior e atraem atenção. Por esta razão, o vermelho é usado frequentemente em sinalização gráfica e design.
Cores quentes são fortes e agressivas e parecem vibrar dentro de seu próprio espaço. O poder das cores quentes afeta as pessoas de muitas maneiras, tais como aumento da pressão arterial e estímulo do sistema nervoso.

Cores Frias referem-se à total saturação do azul. É dominador e forte. 
As cores frias lembram gelo e neve. Os sentimentos gerados por cores frias - azul, verde e azul-verde - são os opostos daqueles gerados por cores quentes; azul retarda o metabolismo e proporciona uma sensação de calma. 
Quando colocadas lado a lado, frias e quentes vibram como fogo e gelo.

Cores Mornas Todos os tons que contêm vermelho são quentes. É a adição do amarelo no vermelho que fazem as cores mornas diferentes das cores quentes.
Cores mornas, como vermelho-alaranjado, laranja e amarelo-laranja, contêm sempre uma mistura de vermelho e amarelo em sua composição e abrangem uma parte maior do espectro emocional.
As cores quentes são reconfortantes, espontâneas e acolhedoras. O calor desses matizes irradia e envolve tudo ao seu alcance.
As cores frescas são baseadas em azul. Elas diferem das cores frias por causa da adição de amarelo à sua composição, o que cria verde-amarelo, verde e azul-verde. Cores frescas, como turquesa, azul e verde, são vistas na natureza.
Suaves e calmos, esses tons proporcionam uma sensação de profundidade e conforto.

2 comentários:

  1. Ola muito bom seu blog ja estou seguindo beijinhus da gabi
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sou adepta a influência que as cores causam em nossas VIDAS e já fiz durante longos anos tratamento por cromoterapia e sempre obtive resultados excelentes...
    Estar diante de cores que nos agradam e nos harmonizam é ganhar qualidade de VIDA!
    Abraços

    ResponderExcluir